Resolução nº 50/2019, de 31 de Julho de 2019

Emitente:
Conselho Universitário (CONSUNIV)
Publicado no DOE:
31/07/2019 | Nº | Seção | Página
Texto Normativo:

RESOLUÇÃO Nº 050/2019 ? CONSUNIV - Aprova Ad referendum o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática ? Licenciatura para reconhecimento do Curso, de oferta especial e ministrado no Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo.

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS E PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO, usando de suas atribuições estatutárias, e CONSIDERANDO a autonomia Universitária estabelecida no Art. 207 da Constituição Federal;
CONSIDERANDO as disposições da Lei nº 9.394/96, de 20/12/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, especialmente, em seu inciso II, art. 53, que assegura às Universidades autonomia para ?fixar os Currículos de seus Cursos e Programas, observadas as Diretrizes Gerais pertinentes?;
CONSIDERANDO o que dispõe o inciso I, do artigo 2.º, da Lei n.º 2.637, de 12/01/2001, que concede à UEA autonomia didático-científica, quanto às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como o disposto no §2.º, do art. 2.º, e o inciso IX, art. 16 do Estatuto, da Universidade do Estado do Amazonas, aprovado pelo Decreto nº 21.963, publicado no DOE em 27/06/2001;
CONSIDERANDO as exigências referentes à Língua Brasileira de Sinais (Libras) disposto no Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005;
CONSIDERANDO o Parecer CNE/CP nº 5, de 13/12/2005, a Resolução CNE/CP nº 1, de 15/05/2006, bem como a Resolução CNE/CP nº 2 de 01/07/2015;
CONSIDERANDO as normas da Resolução nº 120/16-CEE/AM, de 4/11/2016, que versam sobre a criação, autorização e reconhecimento de cursos de graduação;
CONSIDERANDO o Parecer CNE/CP nº 1.302, de 04/03/2002, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática e na Resolução CNE/CP nº 3, de 18/02/2003 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Matemática, licenciatura.
CONSIDERANDO as Diretrizes Internas dispostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017-2021), bem como a Resolução nº 2/2013-CONSUNIV/UEA, de 17/1/2013, que dispõe sobre a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação;
CONSIDERANDO que o PPC do Curso de Licenciatura em Matemática - Modular foi aprovado Ad referendum pela Câmara de Ensino de Graduação (CAEG) e pelo Conselho Universitário - CONSUNIV.
Art. 1ºAprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Matemática para reconhecimento do Curso, de oferta especial e ministrado no Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo.
Art. 2º As concepções e os princípios que norteiam o processo de formação do Curso de Licenciatura em Matemática, em termos gerais, dão o perfil geral dos egressos, com competências e habilidades para atuar, principalmente, no magistério das Escolas da rede do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano), do Ensino Médio, assim o currículo do curso foi organizado para formar o professor com o perfil profissional capaz de:
a) Ter domínio do conhecimento matemático específico com consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural e de suas aplicações em várias áreas;
b) Reconhecer a importância da Matemática e do desenvolvimento de determinadas habilidades e competências próprias ao fazer matemático para o exercício pleno da cidadania;
c) Trabalhar em equipe de modo a integrar-se com os professores da sua e de outras áreas, no sentido de contribuir com a proposta pedagógica da escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa dos alunos;
d) Utilizar adequadamente o rigor dedutivo num processo de demonstração;
e) Utilizar metodologias e recursos didáticos diversificados, de modo a favorecer a aprendizagem significativa de Matemática;
f) Avaliar os resultados de suas ações de forma continuada;
g) Demonstrar interesse na busca por alternativas de ação que propiciem o desenvolvimento da autonomia de pensamento dos alunos;
h) Ter comprometimento com o processo contínuo de aprimoramento profissional, incluindo o uso de novas tecnologias e demais recursos que permitam adaptar-se às demandas sócio-culturais de seus alunos.
Art. 3º A organização curricular do Curso de Licenciatura em Matemática - Modular utiliza o sistema de crédito, e a distribuição dos componentes curriculares na matriz do curso far-se-á em 08 (oito) semestres letivos (períodos), conforme anexo I desta Resolução.
Art. 4º A Carga horária do Curso de Licenciatura em Matemática - Modular é de 3.245 (Três mil duzentas e quarenta e cinco) horas atendendo as exigências legais da Resolução CNE/CP nº 2/2015 compreendendo:
a) 405 (Quatrocentas e cinco) horas de prática como componente curricular, realizando articuladamente, conteúdos pedagógicos e específicos vinculados ao Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos das Áreas de Atuação Profissional, atendendo ao que dispõe o Inciso I, §1º do Art.13 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1/07/2015;
b) 420 (Quatrocentas e vinte) horas dedicadas ao Estágio Supervisionado em todos os níveis da Educação Básica, caracterizadas por um trabalho prático-reflexivo devidamente acompanhado pelos docentes do curso, no qual os graduandos desenvolverão atividades pedagógicas rigorosamente planejadas que dispõe o Inciso II, §1º do Art.13 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1/07/2015;
c) 2.220 (Duas mil e duzentas e vinte) horas, dedicadas às atividades formativas, de prática como componente curricular, realizando articuladamente, conteúdos pedagógicos e específicos vinculados ao Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos das Áreas de Atuação Profissional, atendendo ao que dispõe o Inciso III, §1º do Art.13 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1/07/2015, equivalentes a 168 (cento e sessenta e oito) créditos;
d) 200 (duzentas) horas de atividades integradoras de enriquecimento curricular, em áreas específicas articuladas no campo Pedagogia de interesse dos atendendo ao Inciso IV, §1º do Art.13 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1/07/2015.
Art. 5º O Curso de Licenciatura em Matemática - Modular funcionará em regime letivo semestral, no turno noturno de segunda à sexta-feira, e aos sábados pela manhã.
Art. 6º Prazo de Integralização Curricular para o curso de Licenciatura em Matemática ? Modular é de 08 (oito) semestres letivos equivalente a 4 (quatro) anos.
Art. 7º O Estágio será realizado nos últimos 4 (quatro) semestres letivos e exigido ao acadêmico a elaboração e apresentação de um Plano de Estágio para cada etapa do Estágio Curricular Supervisionado I, II ,III e IV e como resultado das experiências construídas realizadas nas escolas ao longo do Estágio, a construção de um Relatório Analítico também referente a cada etapa dos Estágios.
Art. 8º Será considerada para fins de atividades complementares a participação em seminários, módulos temáticos, em projetos de iniciação científica, monitoria, projetos de extensão, participação em simpósios, congressos e conferências diretamente orientados pelo corpo docente da instituição de Educação Superior.
Art. 9º O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado em formato de monografia. A monografia deverá ser elaborada em atendimento às normas para elaboração de trabalhos acadêmico-científicos definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ? ABNT.
Art. 10 Ficam aprovados todos os Apêndices referentes ao Projeto Pedagógico do Curso, parte integrante desta Resolução conforme alíneas I, II, III, e IV;
I - Apêndice A - Ementário do Curso de Licenciatura em Matemática - Modular, parte integrante desta Resolução;
II - Apêndice B - Corpo Docente do Curso de Licenciatura em Matemática - Modular, parte integrante desta Resolução;
III - Apêndice C ? Regulamento e Documentos para o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática - Modular, parte integrante desta Resolução;
IV ? Apêndice D ? Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Matemática - Licenciatura, parte integrante desta Resolução;
Art. 11 Revogadas as disposições em contrário, esta Resolução ficará publicada no Portal da UEA, em caráter permanente, e entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.
REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 31 de julho de 2019.

CLEINALDO DE ALMEIDA COSTA
Presidente

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 050/CONSUNIV/UEA 2019
Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Matemática - Modular
1º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0101 Geometria I 4 4 0 60 0 0 60
MPF0102 Introdução à Álgebra 4 4 0 60 0 0 60
MPF0103 Introdução à Computação 3 2 1 30 30 0 60
MPF0104 Matemática Elementar I 4 4 0 60 0 0 60
MPF0105 Metodologia do Estudo 4 4 0 60 0 0 60
MPF0106 Produção Textual 4 4 0 60 0 0 60
Total do 1º Semestre Letivo 23 22 1 330 30 0 360

2º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0201 Cálculo I 6 6 0 90 0 0 90
MPF0202 Computação para Matemática 3 2 1 30 30 0 60
MPF0203 Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico 4 4 0 60 0 0 60
MPF0204 Geometria Analítica 3 2 1 30 30 0 60
MPF0205 Língua Brasileira de Sinais 3 2 1 30 30 0 60
MPF0206 Matemática Elementar II 4 4 0 60 0 0 60
Total do 2º Semestre Letivo 23 20 03 300 90 0 390

3º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0301 Álgebra Linear 3 2 1 30 30 0 60
MPF0302 Cálculo II 6 6 0 90 0 0 90
MPF0303 Desenho Geométrico 3 2 1 30 30 0 60
MPF0304 Filosofia da Educação 4 4 0 60 0 0 60
MPF0305 Geometria II 3 2 1 30 30 0 60
MPF0306 Psicologia da Educação 4 4 0 60 0 0 60
Total do 3º Semestre Letivo 23 20 3 300 90 0 390

4º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0401 Álgebra 6 6 0 90 0 0 90
MPF0402 Cálculo III 6 6 0 90 0 0 90
MPF0403 Didática 4 4 0 60 0 0 60
MPF0404 História da Matemática 4 4 0 60 0 0 60
MPF0405 Metodologia e Prática do Ensino da Matemática 2 1 1 15 30 0 45
MPF0406 Probabilidade e Estatística 4 4 0 60 0 0 60
Total do 4º Semestre Letivo 26 25 1 375 30 0 405

5º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0501 Cálculo Numérico 3 2 1 30 30 0 60
MPF0502 Equações Diferenciais Ordinárias 4 4 0 60 0 0 60
MPF0503 Estágio Curricular Supervisionado I 4 2 2 0 0 90 90
MPF0504 Física I 5 4 1 60 30 0 90
MPF0506 Metodologia da Pesquisa 3 2 1 30 30 0 60
MPF0505 História da Educação 3 3 0 45 0 0 45
Total do 5º Semestre Letivo 22 17 5 225 90 90 405

6º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0601 Estágio Curricular Supervisionado II 5 2 3 0 0 120 120
MPF0602 Física II 5 4 1 60 30 0 90
MPF0603 Introdução à Análise Matemática 3 2 1 30 30 0 60
MPF0604 Problemas de Matemática 4 4 0 60 0 0 60
MPF0605 Sociologia da Educação 3 3 0 45 0 0 45
Total do 6º Semestre Letivo 20 15 5 195 60 120 375

7º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0701 Estágio Curricular Supervisionado III 5 2 3 0 0 120 120
MPF0702 Física III 5 4 1 60 30 0 90
MPF0703 Seminário de Matemática 2 0 2 0 60 60
MPF0704 Trabalho de Conclusão de Curso I 3 2 1 30 30 60
MPF0705 Educação Ambiental 3 3 0 45 0 45
Total do 7º Semestre Letivo 18 11 7 135 120 120 375
8º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componentes Curriculares Crédito CHT CHP CHE THC PR
CR CT CP
MPF0801 Estágio Curricular Supervisionado IV 4 2 2 0 0 90 90
Optativa I 4 4 0 60 0 0 60
Optativa II 4 4 0 60 0 0 60
MPF0803 Trabalho de Conclusão de Curso II 3 1 2 15 60 0 75
MPF0802 Temas Transversais 4 4 0 60 0 0 60
Total do 8º Semestre Letivo 19 15 4 195 60 90 345

Quadro ? Resumo de Integralização Curricular
Curso de Licenciatura em Matemática - Modular ? Presidente Figueiredo

Módulos Letivos Nº Créditos CHT CHP CHES THC
1? Módulo 23.22.01 330 30 0 360
2? Módulo 23.20.03 300 90 0 390
3? Módulo 23.20.03 300 90 0 390
4? Módulo 26.25.01 375 30 0 405
5? Módulo 22.17.05 225 90 90 405
6? Módulo 20.15.05 195 60 120 375
7? Módulo 18.11.07 135 120 120 375
8? Módulo 19.15.04 195 60 90 345
Total da Matriz Curricular 174.145.29 2.055 570 420 3.045
Atividades complementares
0 0 0 0 200
Total da Composição Curricular dos nove Módulos Letivos 174.145.29 2.055 570 420 3.245

LEGENDA:
No registro dos créditos (coluna CR), onde se lê 4.4.0, lendo-se da esquerda para direita, o primeiro numeral representa o total de créditos do componente curricular, o segundo, os créditos teóricos, e o terceiro créditos práticos.
CR- No de créditos; CT ? Crédito teórico = 15 horas; CP ? Crédito prático = 30 horas; CE ? Crédito Estágio; CHT - Carga Horária Teórica; CHP- Carga Horária Prática; CHE ? Carga Horária de Estágio Supervisionado; THC - Total de Horas do Componente Curricular; PR ? Pré-Requisito; N ? Núcleo; NB ? Núcleo Básico; NP ? Núcleo Profissional.