Resolução nº 26/2019, de 03 de Maio de 2019

Emitente:
Conselho Universitário (CONSUNIV)
Publicado no DOE:
03/05/2019 | Nº | Seção | Página
Texto Normativo:

RESOLUÇÃO Nº 026/2019 ? CONSUNIV - Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura, de oferta especial no município de Manaus, por meio da Escola Superior de Tecnologia (EST).

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS E PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO, usando de suas atribuições estatutárias, e
CONSIDERANDO a Autonomia Universitária estabelecida no art. 207 da Constituição Federal;
CONSIDERANDO o disposto no inciso II, do art. 53, da Lei Nº 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assegurando às Universidades, autonomia para ?fixar os Currículos de seus Cursos e Programas, observadas as Diretrizes Gerais pertinentes?;
CONSIDERANDO o que dispõe o inciso I, do artigo 2.º, da Lei N.º 2.637, de 12/01/2001, concedendo à UEA autonomia didático-científica, quanto às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como o disposto no §2.º, do art. 2.º, e no inciso IX, do art. 16, do Estatuto da Universidade do Estado do Amazonas, aprovado pelo Decreto nº 21.963, de 27/06/2001;
CONSIDERANDO as exigências referentes à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) dispostas no Decreto nº 5.626, de 22/12/2005;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução CNE/CP Nº 3, de 18/12/2002, Parecer Nº CNE/CP Nº 29/2002, de 03/12/2002, Resolução CNE/CES Nº 3, de 18/12/2002, e pelo Parecer CNE/CES Nº 277/2006, de 07/12/2006, e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e no Parecer CNE/CES Nº 239/2008, de 06/11/2008, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia;
CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução Nº 129/02-CEE/AM, de 29/10/2002, sobre a criação, autorização e organização de cursos de graduação pelas Universidades, no exercício de sua autonomia, e sobre o reconhecimento desses cursos pelo Conselho Estadual de Educação;
CONSIDERANDO as diretrizes internas dispostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado pela Resolução Nº 20/2012-CONSUNIV/UEA, publicada no DOE, em 30/07/2012, e na Resolução Nº 02/2013-CONSUNIV/UEA, publicada no Diário Oficial do Estado em 17/01/2013;
CONSIDERANDO que o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura, apresentado pela Escola Superior de Tecnologia (EST), processo nº 2018/00014034, encontra-se aprovado pelo NDE do Curso e pelo Conselho Acadêmico do EST, e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as Diretrizes Internas, dispondo do parecer técnico favorável da Câmara de Ensino de Graduação, aprovado em reunião realizada em 18/03/2019;
CONSIDERANDO, finalmente, a decisão do Conselho Universitário, em reunião realizada em 03/04/2019,
RESOLVE: Art. 1º Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura, de oferta especial, no município de Manaus, no horário noturno, por meio da Escola Superior de Tecnologia (EST), autorizado pela Resolução Nº 38/2015-CONSUNIV/UEA, publicada no DOE, de 07/08/2015.
Parágrafo Único. O PPC visa o desenvolvimento do Curso, centrado no ensino-pesquisa-extensão, com estratégias que assegure uma melhor qualificação dos egressos, obter o seu reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado do Amazonas e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado
Art. 2º A composição curricular do Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura, aprovada por esta Resolução, encontra-se organizada em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, com as Diretrizes Internas, de forma assegurar ao Tecnólogo em Agrimensura, em formação, embasamento em matemática, física, e sólido conhecimento, nas áreas de: geodésica, topografia, fotogrametria, cartografia, posicionamento por satélites, sistemas de informações geográficas, georreferenciamento, geoprocessamento, sensoriamento remoto, bem como o domínio das ferramentas da informática, consciência das questões humanísticas e sociais; capacidade para o trabalho em equipe multidisciplinar, gerencial e empreendedor; apresentando competências e habilidades, para:
a) efetuar ou intervir na execução de levantamentos topográficos em áreas rurais e urbanas gerando como produto final mapas topográficos digitais e analógicos;
b) contribuir com as obras de infraestrutura e com os projetos de sustentabilidade, municipais e estaduais;
c) subsidiar estudos na elaboração de projetos, tais como: loteamentos rurais e urbanos;

d) subsidiar demarcação de propriedades, reservas legais e de preservação, executando avaliações e perícias técnicas;
e) subsidiar estudos do traçado de estradas, redes elétricas, de água e esgoto, hidrovias, enfim as obras de infraestrutura na área da construção;
f) utilizar adequadamente equipamentos de medição, de fotografias aéreas, satélites e sistema de posicionamento global;
g) atuar efetiva e eticamente em desempenho das funções de direção, planejamento, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas em obras ou serviços de infraestruturas pertinentes a Tecnologia em Agrimensura;
h) assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Art. 3º O Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura, de oferta especial no município de Manaus
é constituído de 2.520 (duas mil e quinhentas e vinte) horas, equivalente a 110 (cento e dez) créditos. Incluídas na carga horária total, 120 (cento e vinte) horas de Trabalho de Conclusão de Curso e 90 (noventa) de Atividades Complementares, dispondo da Matriz Curricular na forma apresentada no Anexo desta Resolução.
Art. 4º As Atividades Complementares, compondo 90 (noventa) horas, a serem cumpridas pelo estudante por meio de sua participação em projetos de iniciação científica, projetos de extensão e de pesquisa, congressos, seminários, ou eventos promovido pela Coordenação do Curso sob forma de minicursos voltados para o empreendedorismo, ou outro temas de inclusão, como Língua Brasileira de Sinais, conforme disposto no Projeto Pedagógico, parte integrante desta Resolução.
Art. 5º O componente curricular optativo, num total de 30 (trinta) horas, equivalentes a 2 (dois) créditos, a ser oferecido no 3º semestre letivo, conforme disposto no Projeto Pedagógico, parte integrante desta Resolução.
Art. 6º As atividades acadêmicas de campo como: levantamentos topográficos e estudos referentes a obras de infraestrutura na área da construção civil ocorrerão no horário diurno, de segunda à sexta, incluindo, quando necessárias, os sábados, e as demais atividades acadêmicas ocorrerão no turno de oferta do Curso, no horário noturno.
Art. 7º Fica aprovada a dinâmica e metodologia de Ensino disposta no PPC inerentes aos componentes curriculares a serem ministrados por meio de aulas presenciais e na modalidade EAD, bem como os Apêndices referenciados nos incisos I, II, III, IV, V e VII, conforme disposto no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura, parte integrante desta Resolução.
I. Apêndice A que dispõe sobre o Ementário dos Componentes Curriculares que compõem a Matriz Curricular aprovada por esta Resolução;
II. Apêndice B que dispõe da Normatização dos Componentes Curriculares: Prática Profissional I, Prática Profissional II e Prática Profissional III;
III. Apêndice C que dispõe sobre o Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso;
IV. Apêndice D que dispõe sobre os dados do Corpo Docente;
Art. 8º Revogadas as disposições em contrário, esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado do Amazonas.
SALA DE REUNIÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 03 de maio de 2019.

CLEINALDO DE ALMEIDA COSTA
Presidente

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº026/2019/CONSUNIV/UEA, de 03/05/2019

Escola Superior de Tecnologia
Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura Matriz Curricular
1º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componente Curricular CR CHT CHP THC
TAG0101 Introdução à Agrimensura 2.1.1 15 30 45
TAG0102 Fundamentos de Matemática 3.2.1 30 30 60
TAG0103 Geologia Geral 3.2.1 30 30 60
TAG0104 Desenho Técnico 2.1.1 15 30 45
TAG0106 Mecânica dos Solos 2.1.1 15 30 45
TAG0107 Inglês Instrumental 2.1.1 15 30 45
TAG0108 Informática Básica 1.0.1 0 30 30
TAG0109 Elementos de Aritmética e Geometria 2.1.1 15 30 45
TAG0110 Português Instrumental 2.1.1 15 30 45
Total do 1º Semestre Letivo 19.10.9 150
270
420

2º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componente Curricular CR CHT CHP THC
TAG0201 Topografia I 3.1.2 15 60 75
TAG0202 Cálculo Diferencial e Integral 3.2.1 30 30 60
TAG0203 Sensoriamento Remoto 2.2.0 30 0 30
TAG0204 Geodésia Aplicada 3.2.1 30 30 60
TAG0205 Cartografia Básica 2.1.1 15 30 45
TAG0206 Cálculo Numérico 1.0.1 0 30 30
TAG0207 Estatística 3.2.1 30 30 60
Total do 2º Semestre Letivo 17.10.7 150
210
360

3º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componente Curricular CR CHT CHP THC
TAG0301 Projeto Geométrico de Estradas 3.2.1 30 30 60
TAG0302 Fotogrametria 2.1.1 15 30 45
TAG0303 Topografia II 3.2.1 30 30 60
TAG0304 Ajustamento de Observações 2.1.1 15 30 45
TAG0305 Planejamento Ambiental 2.1.1 15 30 45
TAG0306 Metodologia da Pesquisa Científica 2.1.1 15 30 45
TAG0307 Processamento Digital de Imagens 2.1.1 15 30 45
Componente Curricular Eletivo 2.2.0 30 0 30
Total do 3º Semestre Letivo 18.11.7 165
210
375

4º SEMESTRE LETIVO
Sigla
Componente Curricular CR CHT CHP THC
TAG0401 Noções de Economia e Administração 3.3.0 45 0 45
TAG0403 Astronomia e Geodésia 2.1.1 15 30 45
TAG0404 Modelagem Ambiental 2.1.1 15 30 45
TAG0405 Hidroclimatologia 2.1.1 15 30 45
TAG0406 Parcelamento de Solos 2.1.1 15 30 45
TAG0407 Metodologia para Elaboração de Projetos 2.1.1 15 30 45
TAG0408 Saneamento Básico 2.1.1 15 30 45
TAG0409 Prática Profissional I 2.0.2 0 60 60
TAG0410 Projeções Cartográficas 2.1.1 15 30 45
Total do 4º Semestre Letivo 19.10.9 150
270
420

5º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componente Curricular CR CHT CHP THC
TAG0501 Trabalho Conclusão de Curso I 2.1.1 15 30 45
TAG0503 Desenho Topográfico 2.1.1 15 30 45
TAG0505 Noções de Modelo Digital de Terreno 2.1.1 15 30 45
TAG0506 Biogeografia 2.2.0 30 0 30
TAG0507 Cartografia Temática 2.1.1 15 30 45
TAG0512 Prática Profissional II 3.1.3 15 60 75
TAG0510 Legislação de Terras 2.1.1 15 30 45
TAG0511 Sistemas de Informações Geográficas 2.1.1 15 30 45
TAG0512 Topografia de Posicionamento por Satélites 3.1.2 15 60 75
Total do 5º Semestre Letivo 19.9.10 135
300
435

6º SEMESTRE LETIVO
Sigla Componente Curricular CR CHT CHP THC
TAG0601 Trabalho Conclusão de Curso II 3.1.2 15 60 75
TAG0602 Cadastro Técnico Multifinalitário 2.1.1 15 30 45
TAG0603 Cartografia Digital 2.1.1 15 30 45
TAG0604 Topografia de Minas e Industrial 2.1.1 15 30 45
TAG0607 Prática Profissional III 3.1.2 15 60 75
TAG0608 Educação Ambiental 2.1.1 15 30 45
TAG0610 Noções de Orçamentação 2.1.1 15 30 45
TAG0611 Softwares Aplicados à Agrimensura 2.1.1 15 30 45
Total do 6º Semestre Letivo 18.8.10 120
300
420

Total da Matriz Curricular inerente aos seis Semestres Letivos 110.58.52 870 1560 2430
Atividades Complementares - - - 90
Total da Composição Curricular incluindo as Atividades Complementares 110 - - 2.520

Sigla Componente Curricular Optativo CR CHT CHP THC
TAG0002 Língua Brasileira de Sinais 2.2.0 30 0 30
TAG0003 Empreendedorismo 2.2.0 30 0 30

LEGENDA
No registro dos créditos (coluna CR), onde se lê, 4.4.0, lendo-se da esquerda para direita, o primeiro numeral representa o total de créditos do componente curricular, o segundo, os créditos teóricos, e o terceiro, créditos práticos. Um crédito teórico equivale a 15 horas e um crédito prático equivale a 30 horas.
CR - No de créditos
CHT - Carga Horária Teórica
CHP - Carga Horária Prática
THC - Total de Horas do Componente Curricular